SÍTIO CAMPO SERRANO

Localização

São Bento do Sapucaí, SP - Brasil

Clima

Cwa - Tropical de Altitude

Área

21.000 m² (2.1 ha)

Ano

2018

O Sítio Campo Serrano é uma pequena propriedade rural, localizada no interior de uma área protegida, na zona de amortecimento do MONA (Monumento Natural Pedra do Baú) e dentro das APAs de Sapucaí-Mirim e Serra da Mantiqueira. Antigamente ocupada por uma plantação de pinus, hoje, após um processo de regeneração natural, o terreno contém uma flora própria de áreas de altitude da Mata Atlântica.

O projeto para a propriedade consiste no desenvolvimento de uma nova proposta de vida para um jovem casal. Um empreendimento que integra residência, hospedagem, alimentação e agricultura.

Uma propriedade circundada por árvores, estradas de terra, e silêncio. Frequentada por turísticas rurais, mountain bikers, montanhistas e locais. Assim nasce o empreendimento Campo Serrano, o projeto para um casal aventureiro que decidiu construir sua vida em meio às montanhas da Serra da Mantiqueira.

A diretriz principal do projeto foi a de preservar a flora local, as nascentes e APPs. O programa conta com uma residência de 150 m², quatro cabanas para hóspedes, um restaurante de alimentação natural, estufas agrícolas e áreas de plantio. Concentramos as construções na frente do terreno, mais ensolarada e de fácil acesso.

Os materiais definidos são todos provenientes da região, como a madeira e as rochas, além dos tijolos fabricados localmente. A orientação das construções privilegia a posição do sol, aproveitando ao máximo a luz e o calor natural nos meses mais frios do ano. As cabanas para hóspedes são térreas e minimalistas, incentivando seus ocupantes a aproveitarem ao máximo o equilíbrio entre vida outdoor e o conforto de uma lareira ao fim do dia. O saneamento das águas cinzas e pretas é biológico e os efluentes finais são utilizados como fertilizantes naturais. A energia elétrica é convertida da energia solar. A água das chuvas são captadas e armazenadas em cisternas. Os sistemas utilizados possibilitam uma vida confortável e off-grid.

O restaurante é direcionado à comunidade esportiva que frequenta a região, e o cardápio oferece especialidades criadas à partir de PANCs e outros alimentos produzidos localmente. Conta também com sua própria cervejaria artesanal.

A área agrícola ocupa a antiga faixa de servidão que dava acesso à propriedade vizinha, além de extravasar os canteiros agrícolas e ocupar o paisagismo do espaço. A estufa de alimentos permite a prolongação da época de plantio de determinadas culturas, contribuindo para a resiliência alimentar do território.

(em breve mais informações)

Calculadora de plantio:  5.060 mudas de árvores nativas plantadas até o momento no Brasil em nossos projetos

* início da contagem: 01/01/2016

Rua Roque Petrella, 46 - CJ 604 - Brooklin - São Paulo, SP - Brasil  |  CEP: 04581-050   |   Telefone +55 11 94119-3235   |   E-mail: contato@arquiteturarural.com

 

Todos os direitos reservados Arquitetura Rural ® 2016

  • Grey Instagram Icon