PARQUE-ESCOLA URUÇUCA

Área

2 ha

Ano

2019

Localização

Uruçuca, BA - Brasil

Clima

Af - Tropical

O estudo para o Parque-Escola Uruçuca consiste na criação de um "museu à céu-aberto" para a população do município. O projeto une ensino agroecológico ao ensino da cultura local, seus elementos nativos, atividades econômicas e particularidades.

O terreno destinado à implantação do parque contém, em sua porção central, um brejo natural - ecossistema sensível e rico. O programa organiza as atividades nas laterais do brejo, transpondo-o através de passarelas suspensas.

Uruçuca é um município localizado na Costa do Cacau, e sua principal atividade econômica é a agricultura - em especial a cacauicultura. A Cacaucultura é, essencialmente, uma cultura florestal, uma vez que o cacau se desenvolve melhor no sub-bosque, à sombra de outras árvores. Pensando nisso, pensamos em como traduzir a essência da preservação - ecológica e social - ao programa do Parque-Escola.

 

O Parque-Escola nasce da idéia de educar através da vivência de um espaço natural, unindo lazer, agricultura, estratégias de drenagem natural e coesão social em um programa multidisciplinar e integrado. As "salas-de-aula" são espaços de oficinas, mirantes, canteiros e trilhas, desenhadas respeitando o relevo local e suas características naturais.

Calculadora de plantio:  5.060 mudas de árvores nativas plantadas até o momento no Brasil em nossos projetos

* início da contagem: 01/01/2016

Rua Roque Petrella, 46 - CJ 604 - Brooklin - São Paulo, SP - Brasil  |  CEP: 04581-050   |   Telefone +55 11 94119-3235   |   E-mail: contato@arquiteturarural.com

 

Todos os direitos reservados Arquitetura Rural ® 2016

  • Grey Instagram Icon