FAZENDA BOA FÉ

Área

1.137,50 ha

Ano

2019

Localização

Presidente Epitácio, SP - Brasil

Clima

Aw - Tropical Savânico

A Fazenda Boa Fé localiza-se no oeste paulista, às margens do Rio Paraná. Faz fronteira com Mato Grosso do Sul. A propriedade se baseia em duas atividades principais: a pecuária extensiva de corte, que ocupa área de 407,7 ha, e o arrendamento de terra para o plantio de cana-de-açúcar, que ocupa área de 603,3 ha.

​​

O projeto desenvolvido contemplou o diagnóstico ambiental e a análise de novas atividades potenciais para o mercado da bioeconomia.

A região do oeste paulista é conhecida pela presença de grandes fazendas voltadas à pecuária extensiva e a monocultura de cana-de-açúcar para o setor sucroalcooleiro. Uma vez um grande reduto de biodiversidade, comparável ao Pantanal brasileiro, o oeste paulista se consolidou nas últimas décadas como um deserto agrícola. Com o agravamento da crise climática, as temperaturas se mantêm altas durante todas as estações, e os índices de pluviosidade diminuem drasticamente à cada ano. Faz-se necessário o desenvolvimento de novos modelos econômicos para a região, que resgatem o equilíbrio ecológico e social local e permitam o florescimento de uma economia de alta produtividade e alta diversidade.

O projeto propõe para a Fazenda Boa Fé a construção de um case inovador para o setor bioeconomia - uma economia baseada na Floresta em Pé.

IMG_20190904_103103.png
IMG_20190904_080310.png